quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Moda ecológica

O mercado da moda sempre foi um dos principais focos de ativistas ambientalistas. Adotando posturas bastante desrespeitosas, o mercado da moda não somente incentiva o uso de altos níveis de agrotóxicos nas plantações de algodão; mas também o uso de corantes têxteis nada ambientalmente amigáveis, sem falar no degradante e execrável mercado de pele.
Logo, o mercado da moda começa a enxergar um trunfo, a moda ecologicamente correta. Com esse simples slogan muitas peças passam a custar algumas porcentagens a mais, que a mesma peça feita de modo ecologicamente errado. Esse aumento no preço final pode ser justificado pela agregação de valores, advindos dos estudos a mais e do processo artesanal de produção, muitas vezes largamente incentivado. Importante não confundir tudo isso com o mercado justo (em inglês: Fair Trade), isto já é assunto pra outro post.
O bom de tudo isso, é que através de novas alternativas de mercado é que aparecem novas soluções para ajustar a produção à capacidade de suporte dos recursos naturais. Presenciamos constantemente, a adoção de atitudes ecologicamente sustentáveis por inúmeras grifes; adição de novos materiais, uso de produtos orgânicos, reciclagem parcial ou até mesmo total das embalagens, redução da adição de químicos tóxicos durante a produção, e por ai vai. Hoje é cada vez mais possível unir o belo ao ecologicamente correto, basta procurar um pouquinho mais!
Mas será que estas medidas serão realmente capazes de reorientar a lógica consumista presente em nossa sociedade, freando a degradação social e ambiental, ou só estaríamos vendo surgir um outro tipo de mercado?
Enquanto refletimos sobre isso, que tal dar u
ma olhada nestes dois produtos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário